Mudar de casa pode enlouquecer uma mulher?

A resposta é SIM. Mudanças podem nos tirar do eixo e do equilíbrio. Mesmo! Evidentemente que uso a palavra enlouquecer em sentido metafórico. O que quero dizer é: mudar de casa pode nos deixar super, muito estressadas, e por alguns momentos tão alteradas que ficamos irreconhecíveis para alguns – e para nós mesmas. Juro que não é exagero. Mudar de casa pode minar nossas energias. Mudei de casa no ano passado e confesso que houve não poucos, mas vários momentos em que tive de parar e contar até 10. E isso porque havia planejamento e organização. Agora imaginem o impacto de um atraso na reforma quando a mudança não foi bem planejada… Ou o atraso na entrega de um móvel do quarto de um bebê prestes a nascer…

Aqui na Home Organizer, organizamos muitas mudanças ao longo de todo o ano e, por estar muito próximas durante o processo, acabamos presenciando os momentos de estresse e preocupação das clientes. Este ano já presenciamos desde cliente que tinha o canto do choro na varanda, e para lá ia toda vez que quase perdia o controle, até uma cliente que voltou a ter acne, tal como uma adolescente, durante o período da mudança.

Além disso, é um fato que as pessoas mudam de casa por motivos diferentes. Algumas estão indo para a casa dos sonhos, outras estão se separando, outras estão começando uma família. Outras, ainda, estão aumentando a família. Ou seja, são muitos os motivos que acabam mexendo tanto conosco. E nos fazendo quase enlouquecer… Afinal, a mudança vai sendo anexada a nossa rotina do dia-a-dia, que não pára nunca… E daí que se num segundo estamos envolvidas com um relatório no trabalho, no seguinte precisamos definir a cor da cortina e, no próximo, o que o filho vestirá no aniversário que irá logo mais…

Além disso, mudar de casa exige uma certa dose de logística, organização e planejamento, ainda que não pareça. Não é incomum que, de tão envolvidas com reforma e escolha de móveis e decorações, as pessoas esqueçam detalhes importantes como definir a empresa de mudança ou de, simplesmente, agendar efetivamente a data da mudança com a empresa já escolhida. Acabamos confiando muito na memória e, se algo nos falha (sempre falha algo!), o nível de estresse aumenta ainda mais!

O segredo é, portanto: organizar, planejar com antecedência e fazer listas para gerenciamento de tarefas, entregas e fornecedores. Organizar uma mudança com menos de 40 dias de antecedência é ficar passível de estresse extra. É claro que mudanças urgentes e imprevistas podem acontecer. Mas, caso esteja com reforma em andamento, organize-se para, por exemplo, contratar uma empresa de mudança com ao menos 20 dias de antecedência da data em que quer dormir a primeira noite na casa nova.  As boas transportadoras são como outros profissionais: tem agenda cheia.

Sugiro também que você faça listas para tudo. Já falei em outro texto que há muito deixei de confiar na própria memória e passei a anotar tudo em listas. Quando bem elaboradas e gerenciadas elas resolvem muito nossa vida e nos fazem parar de ouvir aquelas vozes que vão e vem a todo momento nos dando lembretes como “Ligar para a TV por assinatura”, “Falar com marceneiro sobre a porta do lavabo”, “Comprar presente da festinha da Gabi”. E, o pior, mesmo ouvindo tanto estas vozes acabamos deixando muitas tarefas por fazer ou sem finalizar, o que acaba dando no mesmo. Não importa se você gosta de listas em papel ou utiliza aplicativos. O importante é fazê-las, consultá-las e gerenciá-las diariamente, para que o processo possa ser menos traumático e mais prazeroso.

Um beijo grande

Ingrid Lisboa

Instagram: ingridlisboa.homeorganizer